(11) 2503-1321 / 2503-1327 Rua Antoninho Marmo, 175 - Tremembé

Voluntariado

O que é ser um voluntário?

É a pessoa que, motivada por valores de participação e solidariedade, doa seu “tempo, trabalho e talento”, de maneira espontânea e não remunerada,para uma causa de interesse social e comunitária. Os quatro elementos que a analise desta definição nos mostra são:

QUALIFICAÇÃO: O conceito moderno de voluntariado está muito ligado à execução de um trabalho de qualidade, que leva em conta o talento e as habilidades de quem o exercita, na busca da excelência do serviço prestado.

SATISFAÇÃO:
É um trabalho exercido com prazer, garra, que fascina e dá um sentimento de plenitude para quem o faz. Um trabalho não remunerado, mas muito gratificante.

DOAÇÃO: A entrega de horas de sua vida em prol do próximo, da comunidade, é resultado de uma inquietação interior “que precisa” materializar-se por meio da ação solidária.

REALIZAÇÃO: É o resultado de um trabalho que tem compromisso com o êxito, com o sucesso, que está determinado a cumprir com responsabilidade os objetivos propostos.

Em resumo, o trabalho voluntário é uma ação de qualidade, exercida com prazer, visando uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas precisa ser eficiente. É a somatória desses êxitos que fará a diferença na comunidade.

“Assumir uma ocupação voluntária trará novas responsabilidades, preocupações e desafios, mas também será um fator de crescimento e desenvolvimento pessoal”

Vamos Trabalhar?

Definida a vaga que deseja ocupar, é chegado o momento de fazer os acertos para que o trabalho possa ser iniciado.

Isso deve ser feito pelo candidato voluntário e o “coordenador de voluntários” ou responsável pela entidade que irá recebê-lo. No Instituto Paulo de Tarso é feito uma entrevista pelo coordenador da área de interesse do candidato – Arte, Saúde, Pedagogia ou Administração, que pode ser agendada pelo telefone ou via e-mail. Essa primeira conversa deverá ser franca, aberta e objetiva. Após todas as expectativas serem colocadas e discutidas, o futuro voluntário assinará com o Diretor/coordenador do Instituto Paulo de Tarso o Termo de Adesão de Voluntário . Isso permitirá um relacionamento bom e duradouro.

“O trabalho voluntário deverá ser exercido com o mesmo cuidado, carinho e responsabilidade que qualquer outro trabalho”

 

Lista de Atividades – Voluntariado

Quantidade
Atividade
Setor
Dias/Horários
01
Administrativo
Documentação
A combinar
01
Professor o estudante
Sala de aula
3°a 6° (13:30h às 16:30h)
01
Auxiliar
Serviços externos
A combinar
01
Captador de recursos
Administração
A combinar
01
Relações Públicas
Administração
A combinar
01
Técnico em computação
Administração
A combinar
01
Pedreiro/encanador/eletricista
Manutenção
A combinar