(11) 2503-1321 / 2503-1327 Rua Antoninho Marmo, 175 - Tremembé

História

O trabalho começou em 1992 por iniciativa de pais de deficientes que buscavam um trabalho diferenciado e de qualidade para seus filhos na zona Norte de São Paulo. Esses Pais conheciam e confiavam no trabalho dos terapeutas que tratavam seus filhos e viabilizaram financeiramente essa iniciativa promovendo um “bingo beneficente” na garagem da casa de uma amiga.

O Instituto Paulo de Tarso é uma associação sem fins lucrativos, com inspiração na Antroposofia, servindo a comunidade da zona norte de São Paulo.

Iniciamos o trabalho em Janeiro de 1992 como clinica/escola, atendendo às necessidades da comunidade e passamos a funcionar como Instituto de Arte, Saúde e Educação Sabugueiro, de 1999 a 2004.
Em 2004 o Instituto adotou a razão social “Instituto Beneficente Apóstolo Paulo” e a partir de 2008 passou para o nome atual, “Instituto Beneficente Paulo de Tarso”.

 

Filiação

O Instituto Paulo de Tarso é filiado a Federação de Educação Terapêutica (Pedagogia Curativa) cujo site é: www.pedagogiacurativa.org.br

 

Áreas atendidas

Arte, Saúde e Educação.

 

Público alvo

Crianças, jovens e adultos deficientes intelectuais ou físicos, capazes de receber estímulos e aprender;
Crianças e adolescentes, do jardim de infância até o 2º grau de escolas regulares, com inaptidão de aprendizado;

Pessoas de nossa sociedade com problemas emocionais e/ou físicos (como tensão, ansiedade) buscando tratamento terapêutico e/ou autoconfiança;

Famílias em busca de orientação na educação de crianças, planejamento familiar. Indivíduos que queiram aprender arte.

 

Objetivos

– Propiciar às pessoas com deficiência, aprendizagem pedagógica e oficinas, Terapia Social, que possibilitem a sua verdadeira inclusão na sociedade.
– Trabalhar a inclusão na escola regular e no mercado formal de trabalho.
– Transmitir às famílias o conhecimento do desenvolvimento humano, fundamentado na Antroposofia.
– Fornecer a quem tenha comprometimentos sérios no desenvolvimento de aprendizado, o método pedagógico ou terapêutico individual mais apropriado.

 

Métodos

A metodologia empregada vem da Antroposofia, ciência espiritual que estuda o desenvolvimento do Homem, criada por Rudolf Steiner na Alemanha ao término do século 19, pela Educação Terapêutica (Pedagogia Curativa) Waldorf e Terapia Social. A Arte é o principal meio para capacitar e facilitar a aprendizagem e o trabalho terapêutico. Importante e indispensáveis são a orientação e a participação da família em todo o processo.

 

Futuro

Nosso grande desafio é encontrarmos uma sede própria na Zona Norte apropriada para nosso trabalho.